Falando sobre furadores

Quando comecei fazer scrap confesso que além dos papéis eu tive um caso de amor com os furadores e esse amor dura até hoje. Tenho uma máquina de corte também e já recebi propostas tentadoras para arrematarem meus furadores mas não tem jeito, não consigo me desfazer deles. Durante os anos fui aprendendo algumas coisas sobre os furadores e hoje venho aqui compartilhar esse aprendizado.

Como comprar?
No começo eu comprava furadores de todos os tamanhos e formas. Com o tempo descobri que aqueles furadores sem alavanca machucavam as minhas mãos e pulsos. Na hora de comprar é necessário levar em consideração o tempo que você tem dedicado ao scrapbooking, ou seja, se você usa pouco não faz muita diferença entre o de alavanca e o sem alavanca, agora se você corta centenas de figuras toda vez que senta para fazer scrapbooking opte pelos furadores de alavanca pois pulsos abertos por excesso de força já bastam os meus né? Atualmente temos  no mercado também furadores de bordas que servem para cortar bordas desenhadas e dão um toque super especial aos projetos e outros para arredondar cantos com relevo ou sem relevo. Para ver mais fotos de furadores acesse nossa loja virtual aqui, estamos sempre recebendo novos modelos e estamos ampliando as compras neste departamento. Abaixo foto do meu acervo pessoal com alguns furadores com alavanca.

Sobre preços
No mercado se efetuar uma pesquisa rápida, você vai encontrar furadores desde R$ 12,00 até furadores custando mais R$ 100,00. A diferença de valores em geral é dada pelo tamanho do figura que o furador corta e também por quem fornece o brinquedinhos. Quanto maior o furador, maior o preço. Os furadores importados são mais caros que os furadores fornecidos por marcas brasileiras como por exemplo a Toke e Crie porque tem a diferença da moeda, impostos e custos de transporte que são bem mais caros quando é feito de um país para o outro.

Sobre formas e tamanhos
Na minha lista de prioridades, costumo colocar no topo da lista aqueles com figuras mais complexas ou circulares, ou seja, aqueles cujas figuras são mais complicadas de cortar na mão como o furador de círculo ou scallop por exemplo. Eu costumo usar mais os furadores com figuras de círculos, scallop, flores e corações. No quesito tamanho observem que em geral os furadores são vendidos com as especificações em polegadas, unidade de medida mais usada nos EUA. Para saber o tamanho em centímetros fiz uma tabela com os tamanhos mais usados conforme abaixo:

1" = 2,54cm
1,5" ou 1 1/2 = 3,81 cm
2" = 5,08 cm
3" = 7,62 cm

Para obter a conversão de mais tamanhos clique aqui!

Manutenção
Por fim vou falar sobre os cuidados que você deve ter com os furadores. Eu conheço duas opções:

1 - Viro o furador ao contrário de forma que eu possa ver o ferro com a formato da figura, coloco nas extremidades do local onde faz o corte um pouco de pó de grafite que eu costumo comprar em loja de material para construção e fico pressionando a alavanca que está embaixo. Feito isso algumas boas vezes, eu viro o furador na posição correta para furar sobre um papel sulfite e pressiono mais um monte de vezes (rs). Enquanto pressiono o pó vai caindo na sulfite. Depois eu pego mais uma folha pra furar com a intenção de retirar o excesso de sujeira que ficou. Esta opção faz uma sujeira danada;
2 - Viro o furador ao contrário de forma que eu possa ver o ferro com o formato da figura e passo lixa de parede nas extremidades durante alguns minutos e pronto! Sem sujeira e novo pra usar (rs).

Por enquanto é só, caso eu tenha esquecido de algum detalhe importante deixem mensagem aqui!

Beijos da Carol

6 comentários:

Sueli Moraes disse...

Carol,
obridaga pelas dicas! Amei!!!
Eu que achei que tinha muitos furadores... você me superou em muito! Adorei as dicas de manutenção,pois todos falam o que usa para conserva, mas nunca falam como usar. Adorei!!!
Beijos,
Sueli

Tata Cardoso disse...

Nossa CArol, adorei saber mais sobre os furadores.
Obrigado pela aula hehehehe
Beijokas

Juliane PV disse...

eu quero metadeeee me daaaa
hahaha

adorei asd dicas bjooo

Cris Cabrera disse...

Adorei as dicas sobre os furadores, CArol.
Obrigada

Fê Monção disse...

Carol...tu sabes que hj fui numa loja de scrap aqui e fiquei perdida com tantos modelos e tamanhos de furadores...agora depois dessas dicas vais ser mais fácil comprar srsrrsrs
Bjsssssssssss

Patricia disse...

Carol,

Amei seu blog, adorei a dica da lixa de parede no furador, comprei um e ele masca do lado toda vez q furo, vou usar a dica da lixa.

Mas o que quero te perguntar é se existe alguma forma de consertar eles quando estragam?

o ultimo que comprei foi quase 100 reais, usei 2 vezes e agora de repente, sem cair no chao, nem nada de estranho, quando eu aperto ele nao quer descer mais, já quebrei a cabeça tentando descobrir ou faze-lo retornar a cortar, to cheia de pedido pra entregar com ele e nao consigo usá-lo...to desesperada...

Cheguei a colocar um pouco de oleo, pois achei que tivesse emperrado, mas nem isso fez ele descer....

Sabe alguma coisa que possa me ajudar???