A arte do vizinho...

Esse mundo colorido é tão complexo e tem tanto assunto que fico doidinha aqui para colocar no papel aquilo que penso sobre ele. Nas últimas postagens vimos como calcular o custo de projeto, falei de forma detalhada do custo de material, investimentos e tempo dedicado ao artesanato e ainda falta muita coisa!!! Hoje venho falar um pouco sobre os preços praticados no mercado.

A Arte do vizinho é mais barata?
Acredito que a maioria das pessoas que acessam este blog possuem outras fontes de pesquisas como sites e blogs por exemplo e já devem ter notado que existe uma variação enorme de valores quando falamos de produtos para scrapbooking. O resultado de tanta oscilação interfere de forma direta na vida do artesão profissional. Na prática, se você acessar o google e digitar por exemplo "livro de assinaturas", receberá uma lista de blogs e sites que oferecem este serviço. Afirmo ainda que verá todas as cores e modelos possíveis e quando chegar nos preços, se o site mostrar hehe, verá desde os mais simplórios valores até coisas carérrimas. Foi pensando nisso que fiz questão de detalhar as postagens anteriores pois já vi muita artesã fazendo orçamentos baseado nos valores do vizinho e infelizmente os valores do vizinho são os valores do vizinho! Você pode até olhar uma coisa ou outra para ver se o seu serviço está dentro da média de valores cobrados mas copiar é a pior escolha que poderá fazer pois pode ser que o seu vizinho tenha facilidade em comprar materiais mais baratos ou ainda compram toneladas de materiais o que sempre resulta em menor custo. O que manda na hora de calcular preços é o custo. Não adianta você colocar o menor preço do mercado se tem o maior custo do mercado. Diante disso eu recomendo que pesquise muito na hora de comprar, se for possível compre em quantidade pois sempre consegue algum desconto e procure mesclar os materiais que são caros por natureza com técnicas alternativas para dar uma balanceada neste custo final. Quanto menor seu custo de materiais maior a flexibilidade para trabalhar os outros componentes de custo.

E a arte do vizinho é mais bonita?
Quando entro nessa coisa de vizinha estou falando com outras palavras sobre ética. Em algum momento da sua vida você já colou em provas escolares? Eu aprendi a colar na faculdade hehehe pois até então era uma maníaca por notas altas e estudante de plantão. Nem para colar na faculdade eu prestava kkkk, eu ficava suando e não entendia o que a vizinha estava escrevendo, ao mesmo tempo ficava apavorada com a idéia da professora me pegar naquele namoro com a prova da vizinha. Ficava tão nervosa que acabei abolindo a cola da minha vida mas me dava ao luxo, no caso de qualquer insegurança "bater a prova", ou seja, eu estudava, respondia todas as questões conforme havia entendido e para ter certeza que era aquilo mesmo namorava a prova da vizinha (Saudades dos vizinhos que de tanto namorarem acabaram casando após o curso). Esse "bater a prova" tanto para preços ou mesmo para medir a qualidade do que está fazendo é aceitável sim e acredito que até seja saudável saber sobre como anda o mercado em que você está inserido. Agora pelo amor da Santa Colorida não vá oferecer um serviço que você não faz baseado no serviço do vizinho. Pior ainda se usar a foto do vizinho como se fosse sua para ilustrar seu catálogo. Já vi muita gente brigar muito feio na internet por isso. Já vi blogs inteiros "vendendo" projetos de outras pessoas, com as fotos de outras pessoas, muitas vezes com marca d'agua sobre a imagem. Pasmem mas isso é real e infelizmente acontece todos os dias. Nas próximas postagens pretendo colocar algumas dicas para driblar esse tipo de constrangimento ok? Espero que gostem! Beijos da Carol

1 comentários:

Lúcia Thomaz disse...

Muito legal, Carol!!! Estás coberta de razão!!!!
Bjssssssssss