O que é Scrapbooking?

Apesar de falar de scrapbooking em todos os sentidos aqui no blog, de dar definições, de saber que na internet existem milhares de outras definições, achei importante fazer esta postagem principalmente para as pessoas que estão começando nesta arte agora.Abaixo selecionei alguns trechos de um trabalho que fiz sobre o mercado de scrapbooking e é claro que para um trabalho mercadológico eu tinha que começar explicando um pouco sobre esta área, vamos lá:

"Alguns estudos apontam a comunidade mórmon nos Estados Unidos como a criadora da arte. Durante muito tempo o scrapbooking nada mais era do que a confecção de álbuns customizados com colagens, recortes de papéis e aplicação de fotos para a preservação dos álbuns da família. Isso é atribuído ao fato dessa comunidade ser altamente ligada na preservação de tradições religiosas e familiares. Existem controvérsias em relação aos criadores da arte e historicamente notamos que a visão tradicional de preservação de lembranças já era usada na Idade da Pedra, datando cerca de 4000 ac., quando os homens passaram a esculpir em rochas suas histórias."

 
Nos slides acima estão reunidos os meus trabalhos e das colaboradoras do blog, todos com técnicas de scrapbooking. Nele é possível notar a diversidade que esta arte nos habilita a fazer.

"O scrapbooking no Brasil é um mercado em ascensão e começou a ser divulgado após a grande aceitação e prática da população norte americana. Há cerca de cinco anos poderíamos dizer facilmente que esta arte era voltada para a classe elitista nacional, pelo fácil acesso a viagens e a conhecimentos de novas culturas. Outro fato que fazia a ligação entre o scrapbooking e a classe A e B eram os altos valores cobrados por material. Os anos passaram e hoje o scrapbooking é conhecido mundialmente. Além de preservar lembranças através de álbuns, a arte invadiu o ramo da decoração, festas, materiais personalizados para papelaria e escritório. O que anteriormente era feito somente manualmente, hoje é feito através de programas de criação e edição de imagens como photoshop, illustration, corel draw e outros."
Certa vez escrevi aqui no blog um resumo de um ponto de vista mais bonitinho:

"Sobre meu trabalho...

Ficaria muito vago dizer que trabalho com scrapbooking até porque em nosso país a maioria das pessoas torcem o nariz quando falamos este nome por simplesmente desconhecer essa arte. Escrevo este texto como forma simples de explicar o meu trabalho e talvez o seu trabalho, hobby ou onde se encaixa a arte em sua vida. Trabalho com emoções mas não lido com patologias físicas ou emocionais e apesar de admirar quem atua na área da saúde, não sou desse meio. Minha função é tocar o coração das pessoas e isso nada tem a ver com religião ou filosofia de vida. Faço traduções de sentimentos e não sou mestre das letras, tampouco falo várias linguas. Em minhas traduções existe uma linguagem que não necessita de simbologia nem de peso ou moeda que normalmente chamamos de amor. Nunca embrulhei um pacote de amor e enviei pelo correio, normalmente envio objetos decorados e muito bonitos mas somente as pessoas sensíveis podem ver ali naqueles objetos o amor refletido. Sou artista e trabalho pra te deixar feliz!"

Gostaria de pedir para você tirar alguns minutos para me contar o que é scrapbooking pra você! Beijos da Carol

7 comentários:

Manunamoral disse...

Lindona do meu viver...

O Scrap entrou na minha vida de um modo tão feliz e especial que ele é pra mim nada mais nada menos do que desligar a chave da vida adulta e fazer realmente aquilo que você quer e gosta...retratando assim a minha história de um modo "muito meu".
O scrap me trouxe uma felicidade sem igual, calma e o melhor de tudo amigas lindas como vc...

Sumemoooooooooo.

Bjotas sonoras.

Lü Sielskis disse...

Amora ameiii!!Publiquei seu texto aqui,posso??

http://benditoscrap.blogspot.com/p/quem-faz-garante.html

Beijão¨*

Thatiana disse...

Uaaaal, cada vez q entro aqui aprendo um pouquinho mais, espero chegar perto das coisas lindas q todas as "scrapers" que se encontram aqui fazem...
Me aventurando nesse mundo do scrapbooking, diria assim como a Manunamoral disse, é uma forma de me desligar desse mundo adulto, mas é tbm o modo q posso colocar toda minha criatividade, tudo q vejo de lindo por ai e presentear as pessoas q amo, pq o pode ser mais maravilhoso do q vc ganhar um presente q apenas vc terá no mundo inteiro?saber q o outro gastou um tempão de seu dia para preparar algo magnífico, o scrapbook é isso, é vc colocar amor, carinho e mta criatividade pra se desligar desse mundo e poder realizar coisas maravilhosas a pessoas q vc ama...

teste disse...

Emocionamente seu texto, sinceramente emocionante.

Fazer scrapbooking para mim, é a junção do prazer e da dor. O prazer de fazer uma arte que eterniza momentos, que transforma coisas, que emociona, que diverte, que alegra. De provar a cada dia para mim que essas mãos podem criar algo de belo.

E a dor fica por conta de não ter apoio nenhum para fazer, de todos a minha volta, acharem que é perda de tempo, e que alguma coisa para ser valorizada tem que vir acompanhada de dinheiro.

Faço porque amo, faço despretenciosamente e sem esperar receber nada em troca.

Faço para ver olhos brilhando, sorrisos largos e receber abraços apertados.

Amo scrapbooking e tudo que a arte proporciona.

Sinceramente.

Dribook disse...

Super elucidador este post!!!
Pra mim scrapbook é consequência da minha eterna atração por papel e tudo que é arte.
Desde minhas bonecas de papel que comprava (quase) todo domingo nas bancas às esculturas de papel feitas por artistas mundo à fora.
Ou seja pra mim scrapbook é vida!!!

Papel com Luxo disse...

Carol, mas que texto mais lindo! A gente vai lendo e sente que suas palavras, tão bem empregadas, é aquilo que sentimos e que queríamos falar, e não encontramos palavras tão objetivas, que deixam bem claro o nosso trabalho. Muitos devem ter orgulho da pessoa que vc é,porque textos como esse são escritos de coração aberto.
Grande beijo, vou guardar e ler sempre, pra não esquecer que o meu trabalho é importante. Obrigada pelo incentivo a todos que leem como eu. Nidia.

Anônimo disse...

Scrap para mim, é deixar a minha imaginação fluir!