Começando a interpretar custos...

Sabemos que quando falamos em artesanato estamos falando em produções exclusivas. Dificilmente um artesão trabalha com um modelo padrão para cada produto que desenvolve por dois motivos:
  1. O cliente costuma dar coordenadas com suas preferências como cores, tema e outros e as chances de um novo cliente ter as mesmas preferências são mínimas;
  2. Outra coisa que temos que pensar é que o próprio artesão simplesmente ODEIA na grande maioria das vezes desenvolver trabalhos iguais para seus clientes;
Analisando sobre esta perspectiva nosso caderno de anotações e catálogos serão feitos como uma base e servirão para mostrar ao seu cliente o que pode ser feito com algo similar ao que já produziu. Por exemplo, se um cliente pede um livro de assinaturas para aniversário de 15 anos, você estará mostrando o seu trabalho através do catálogo, irá pegar as coordenadas que este cliente vai te passar e baseado em similaridades poderá dizer ao seu cliente que você fará a encomenda e que os valores terão uma variação de x a y. Isso de imediato e já abrindo uma janela para fazer um orçamento exato. Os clientes gostam de ter uma noção do que vão pagar pelo serviço e pelo tipo de trabalho que oferece. Imagina uma aniversariante que não entende nadica de nada sobre lembranças de aniversário e senta para fazer um orçamento e pedir sugestões. Ela vai querer uma estimativa pra ontem e você vai precisar estar preparada para atender a ansiedade dos seus clientes. Vou dar outro exemplo, na época em que me casei eu queria orçamentos sobre decoração de igreja e não entendia nada de decoração com flores, não tinha idéia dos valores que iria pagar mas tinha certeza sobre o quanto meu bolso poderia pagar. Eu fazia listas de empresas que ofereciam este serviço e na grande maioria das vezes as respostas que eu recebia não me davam segurança para fechar o serviço. Entre as respostas mais frequentes estão:
  • O responsável por orçamento não está no momento. Algumas vezes pediam meu telefone e em outras simplesmente pediam para ligar novamente. Diante da enorme lista que eu já havia separado eu simplesmente riscava aquela empresa e pulava para a próxima. Quando resolviam retornar eu já nem sabia de onde era. 
  • Olha você precisa agendar uma visita para o responsável te passar um orçamento. Ora bolas eu já havia pesquisado sobre a empresa através da internet, havia visto fotos na internet e estava correndo contra o tempo para casar. Como abriria um tempo para visitar a empresa de flores? Imagine se uma noiva tiver que visitar cada detalhe que irá contratar, com toda certeza seria um tour e tanto :)! Lembrando sempre que nunca fechamos na primeira empresa pesquisada, estamos sempre pesquisando para no final poder escolher entre algumas que já havíamos filtrado.
Sentiu o drama? Infelizmente são algumas questões que você irá encontrar caso queira se profissionalizar e é necessário que esteja preparada.

Vamos ao nosso primeiro exercício prático? Vou pegar o primeiro ítem da minha lista e escrever todos os materiais que foram usados. Se você já tem essas informações sobre algum ítem da sua lista melhor, caso não tenha é necessário que produza alguma peça para que você tenha noção dos custos que terá.

- Páginas artesanais com ou sem quadro;
Materiais usados:
Cardstock vermelho R$ 1,80;
Papel com face única R$ 2,00;
Papel com journaling R$ 3,40;
Papel dupla face R$ 4,00;
Cola R$ 6,00;
Fita dupla face R$ 8,00;
Fitas decorativas R$ 4,00;
Letras em chipboard R$ 19,90;
Furador em forma de coração R$ 19,90;
Caneta branca para os pontilhados R$ 5,00;
Caneta preta para desenhar detalhes R$ 5,00;
Tinta dimensional R$ 4,00;
Falsas pérolas R$ 3,00;
Carimbo em forma de chave R$ 12,00;
Furador em forma de scalloped R$ 79,90;
Furador de borda artesanal R$ 89,90;
Flores Prima R$ 32,90;
Mini clips R$ 2,00;
Fotos R$ 1,00;
Guilhotina R$ 90,00.
------------------------- R$ 394,00

Normalmente é por aqui que começam as primeiras confusões. Eu listei acima tudo que usei para montar esta página e se fosse para fazer um cálculo ao pé da letra teríamos um custo de R$ 394,00. kkkkk Vou fazer vocês pirarem na batatinha kkkk.

Desvendando custos
Existem materiais e/ou ferramentas que você não irá usar em um projeto somente e como é quase impossível prever o tempo de certas ferramentas, não dá para estimar o custo por unidade usada, ou seja, não sei quanto custa UMA figura de coração cortada através do furador. Eu sei quanto custa um furador mas quantas vezes vou poder usá-lo eu não faço idéia! hehe Eu costumo separar os materiais e/ou ferramentas que se enquadram na explicação acima como INVESTIMENTO. Pego a mesma lista e separo o que é investimento do material que uso e que é possível estimar valores. Dessa maneira minha lista fica assim:

Investimento
Cola R$ 6,00;
Fita dupla face R$ 8,00;
Furador em forma de coração R$ 19,90;
Caneta branca para os pontilhados R$ 5,00;
Caneta preta para desenhar detalhes R$ 5,00;
Tinta dimensional R$ 4,00;
Carimbo em forma de chave R$ 12,00;
Furador em forma de scalloped R$ 79,90;
Furador de borda artesanal R$ 89,90;
Guilhotina R$ 90,00.
---------------- R$ 319,70


OBS: Não saiam comprando tudo para colocar na lista de investimento! Estou explicando tim tim por tim tim para que fique bem claro na cabeça de vocês essa coisa chata de custos kkkk.

Materiais usados
Cardstock vermelho R$ 1,80;
Papel com face única R$ 2,00;
Papel com journaling R$ 3,40;
Papel dupla face R$ 4,00;
Fitas decorativas R$ 4,00;
Letras em chipboard R$ 19,90;
Falsas pérolas R$ 3,00;
Flores Prima R$ 32,90;
Mini clips R$ 2,00;
Fotos R$ 1,00;
------------- R$ 74,00


Abaixo eu providenciei um arquivo em excel para calcular de forma mais fácil o custo real desse bicho papão. Para baixar clique aqui! (Arquivo Tabajara) rs.Para modificar basta inserir os seus dados. Na última coluna (Custo final) não alterem pois já está calculando automático ok?

Entendendo o arquivo Calculador de custos
Produto - Nome do produto que usei ou irei usar em determinado projeto;
Valor Total - Valor médio total de cada produto;
Qtd Embalagem - Ali eu coloco o número de peças que vem na embalagem de cada produto e para produtos onde não é possível calcular a quantidade exata eu coloco um número estimado de quantas vezes conseguirei usar aquele produto. O papel por exemplo eu costumo dividir em 4 partes, o alfabeto eu costumo dividir a cartela em 8 porque acredito que formarei pelo menos 8 palavras com aquela cartela;
Quantidade usada - Levando em consideração os produtos com quantidade estimada;
Custo final - Nada mais é que (valor do produto / qtd embalagem) x Qtde usada.

Ficou muito confuso? Se ficarem com dúvidas vão me falando ok? A idéia é mesmo refletir sobre todos os detalhes que estou expondo pra vocês. Agora já temos os custos para fazer a página, falta falarmos sobre como calcular o o tempo usado para o projeto e explicar como reunir todas as informações para chegar a um orçamento. PS: Os valores que somei no corpo do blog foram calculados em uma calculadora mega loka, se houver algum errinho me perdoem hehe. Espero que gostem! Beijos da Carol

9 comentários:

Priscilla Fidelis disse...

Carol...esse é o primeiro contato que faço com vc, se Deus quizer de muitos!!rsrsrsr...Apesar de já visitar seu blog a alguns meses....sou muito fã do seu trabalho e do insentivo que vc dá pra nós que estamos começando...menina parece que vc adivinha meus pensamentos e coloca as respostas no blog..kkkk!! Estou adorando as dicas e esclarecimentos sobre trabalhar com artesanato...muito obrigada mesmo. Beijos!!

Nathália Amorim disse...

Oi Carol aqui estou eu novamente acompanhando tudo o que vc vem dizendo... é meio complicadinha essa parte dos custo mas creio que consegui aprender, adorei a tabela no excel ela ajudou bastante no entendimento!

Obrigada ^^

Cantinho Feliz disse...

Estou adorando as dicas.

Bjs
Vania

Anônimo disse...

muito bacana mesmo.

Marília Lopes disse...

hahahahahahaha "si perdi" já!!!
Volto amanha cedo com a cabeça fresca, pq hoje vi um gato sendo costurado e os pontos do meu pit abriram...minha pressão foi lá pro dedinho do pé!!!
Beijooooo

Rosangela Leme disse...

CArol amiga!!! Saudades de vc!

Tem um selinho para vc lá no meu blog! Passa por lá!

Dilnéia Mendes disse...

Carol, que TUDO essa tabela!! Sou uma negação no excel! ahuahau
Vai ser muito util!!! Obrigada mesmo!

Beeijos

Priscila Benedet Perucchi De Faveri disse...

Oi carol! não consigo baixar a tabela! ela já foi retirada do ar?
bjus

Fernanda disse...

Carol, conheci seu blog hoje a partir de uma indicação da Ciane no forum amigas ADSM, gostaria da taela que vc fala nessa postagem, mas nao consigo abrir, vc poderia me enviar?
ADOREI seu blog!