Proteção contra a pirataria na rede e formas de garantir seu cliente...

Na última vez que estive aqui falando sobre artesanato, falei sobre a arte do vizinho, sobre cópias de trabalhos e outros assuntos ligados a ética dentro daquilo que fazemos. Falei, falei e falei mas ainda não havia mostrado de forma prática a maneiras que nos ajudam a proteger contra estes incovenientes.

Entre as maneiras mais usadas vou falar das duas que acredito que tenha mais resultados.

1. Tirar foto do produto com o seu logo ou seus dados de contato;
Muitas vezes quando uma pessoa está querendo contratar um serviço, ela pede indicação de pessoas próximas ou na falta de indicação senta na frente do PC e recorre ao santo Google. Ali seu futuro cliente vai tendo idéias e definindo assim por cima o que vai querer contratar. Em geral, nestas pesquisas as pessoas salvam as fotos do que mais gostou em seu computador e se a artesã esqueceu desse pequeno detalhe dos dados na foto pode ficar fora da seleção pois muito provavelmente a pessoa que pesquisa não vai se lembrar de onde tirou aquele raio de foto. Além de ter uma forma direta de dizer ao seu futuro cliente onde você está, esta é também uma forma de proteção contra a pirataria do artesanato (existe esse termo?) kkkk. Para exemplificar o que estou falando veja a foto dos dados da Luzia abaixo:
Neste caso eu fotografei com zoom nas informações que a Lu passa quando entrega um produto. Isto vale também para o cliente não esquecer onde foi que encomendou aquele trabalho... Caso você não domine esse trem chamado computador, a opção é tirar foto do trabalho e dar um jeitinho de colocar um etiqueta como esta sobre o trabalho que será fotografado.

2. Inserir logo ou nome no arquivo da foto;
Gente eu nem falei com ela se podia mas a Tata achou lá no blog da Tininha que é uma scrapper de mão cheia, uma postagem que ensina direitinho como colocar seus dados no arquivo. Para ver a postagem clique aqui! Está tão completa a postagem dela que pensei aqui com meus botões que seria mais fácil aproveitar e prestigiar o trabalho Tininha que ao meu ver, é um dos melhores do Brasil. Tininhaaaaaaaaa me perdoa ter colocado sem falar com você e diz que deixa como nas outras vezes que sai em seu socorro? kkkk

Claro que mesmo com proteção, existem formas de burlar as duas opções que eu dei nesta postagem mas é trabalhoso e é bem mais fácil uma pessoa procurar um arquivo crú pra dizer que é dela do que passar algum na frente do photoshop para transformar aquele arquivo. :)! Espero que gostem! Beijos da Carol

1 comentários:

Nina disse...

Carol, Muito obrigada pelas dicas! Vou tentar colocar minha logo nas minhas fotos agora. Beijos e obrigada por tantas dicas e por mostrar coisas tão lindas para nós.