Arte como fonte de renda II - O início de um sonho...

Olá! Hoje estou passando pra dar continuidade ao nosso bate papo sobre artesanato como fonte de renda e estarei partindo da questão que deixei na última postagem: Você já domina algum tipo de artesanato?

Resposta Negativa - Infelizmente se você não nasceu em berço de ouro e não sabe rebolar a única saída como em toda profissão é conhecer e estudar. Quando falo conhecer quero dizer procurar saber sobre tudo que existe na área que você quer atuar. Por enquanto fixe em pesquisas através da internet, revistas e outros. Procure ver o máximo de imagens que mostram produtos artesanais. Você pode estar buscando no google também os diversos tipos de artesanato como por exemplo: Artesanato em papel, tecido, EVA, Feltro e assim por diante... O importante nesta fase é que você conheça as possibilidades de criações que cada ramificação do artesanato proporciona. Após estar bem familiarizada  com as possibilidades procure colocar a mão na massa com as artes que chamaram mais a sua intenção. Faça cursos, leia livros, revistas, procure fóruns de discussão, blogs, etc e vá treinamdo até o ponto de que puder responder: "Sim, eu domino algum tipo de artesanato!".

Reposta Positiva - A partir desta postagem se for possível providencie um caderninho para que você possa fazer suas anotações e ajustes pois vamos literalmente discutir a relação kkkkk. Para a próxima postagem separe uma lista com o tipo de artesanato que você faz e todos os trabalhos que você é capaz de desenvolver com cada arte. Vou deixar como exemplo a minha listinha para que vocês possam ter uma idéia melhor do que estou falando:

Scrapbooking
  1. Páginas artesanais com ou sem quadro;
  2. Páginas digitais;
  3. Cartões;
  4. Convites;
  5. Quadro de Maternidade;
  6. Quadros em geral e painéis;
  7. Aviso de Porta;
  8. Álbuns e Minis;
  9. Livro de Assinaturas;
  10. Porta-retrato;
  11. Lembranças em geral;
  12. Agendas;
  13. Cadernos;
  14. Bloco de Anotações;
  15. Imã de geladeira;
  16. Caixas;
  17. Chaveiro;
  18. Objetos de decoração em geral.
Com uma listagem das coisas que somos capazes de desenvolver podemos começar a pensar se vale a pena ou não trabalhar com as fofurices selecionadas. Chamarei esta listagem de "produto" e peço que guarde a sua lista pois ainda falaremos muito sobre este assunto.

Viabilidade, um oceano de questões... 
Existem milhares de coisas que precisamos pensar para começar a trabalhar com arte. Acredito que por enquanto é melhor nos concentrarmos somente na viabilidade disso porque não adianta eu listar tudo que é necessário pensar e providenciar sem ter uma estimativa de negócio. Para ficar mais fácil de entender vou contar uma história que aconteceu comigo há muitos anos atrás e que acontece nas melhores famílias hehehe. Certa vez eu fiz um curso de velas e na saída do curso só faltou eu pedir para embrulhar a loja para presente. Comprei de tudo, inclusive coisas que nem sabia como usar. Com planejamento igual a zero comecei a fazer sem conhecer todas as opções que podiam ser feitas com velas, sem saber como iria divulgar e vender. Diante de tanta sabedoria nem preciso contar que essa coisa de vela foi encaixotada em menos de três meses né?! Pensando nisso, no próximo texto estarei falando um pouco sobre viabilidade.  Por hoje é só! Espero que gostem! Beijos da Carol

Para ver todas as postagens relacionadas clique aqui!

3 comentários:

Adliz Jamile disse...

Carol, muito legal esta abordagem!!! Para variar o blog sempre cheio de muito conteúdo interessante e indispensável!!!
Bora ler tudo, rsrsrs??? Topei!!!! :D
Beijocas, Adliz!

Manunamoral disse...

Eita que eu tenho que fazer minha lista...

Adoron.

Sumemooooooo.

Bjotas sonoras.

Marília Lopes disse...

To adorandooooo!!!!
Olha a coincidênica, já vendi velas também!!!Numa época que não tinha formas quadradas no mercado e eu bolei uma daquele material de fazer calhas.Fazia o fundo com papel alumínio e depois pra deixar retinho, passava o ferro de roupa.
Depois, mandei fazer formas de acrílico, que em pouco tempo descobri que parafina quente e acrílico não era uma boa combinação!!hahahahaha
Enfim, tive que parar, pq o cheiro das essências começou a me fazer mal.E todaaaaaaaaaaa a minha tralha de vela esta aqui, uso quando quero novas.
Vou rapidinho fazer minha lista!!
Beijooo